Associação Brasileira de Psicologia nas Emergências e Desastres - ABRAPEDE

Nenhum comentário 01/04/2013 às 21h21 - Atualizado em 01/04/2013 às 21h23

Acidente Ocorrido em Santana – AP

Compartilhe:

O Conselho Regional de Psicologia – 10ª Região, através da Seção Amapá, se colocou a disposição ao atendimento e acolhimentos dos familiares das vitimas do acidente ocorrido no dia 28.03.2013, na cidade de Santana.

No mesmo dia do acidente o CRP nos acionou para darmos suporte as vitimas e familiares. Estamos nesse momento aguardando que os colegas de Macapa nos envie novas informações. A ABRAPEDE (Pará) está inteiramente envolvida neste momento e com as atenções voltadas para este ocorrido.

Segundo profissionais da região,  a cerca de 2 anos aproximadamente foi realizado um estudo sobre as condições do impacto ambiental na área, que revelou indicativos de que havia risco iminente de acidente na obra, em função principalmente da erosão ocorrida no solo tanto pela extração mineral, como do próprio fluxo natural das mares. Há indícios que a mineradora Zamir ferros ( e não Anglo*, como foi divulgado) teria conhecimento deste estudo, no entanto parece querer atribuir as causas a fatores naturais, como a formação de uma “misteriosa onda” que teria se formado na área, negando assim  qualquer indicador de responsabilidade.

Como resultado, na madrugada de 4ª para 5ª, as 00:00 h, horário que estava acontecendo troca de turno, houve o desabamento da estrutura que vitimou 06 trabalhadores. A erosão natural do terreno e o elevado peso do maquinário contribuíram para o ocorrido.

 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Logotipo ABRAPEDE

Copyright © 2012 - 2024 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSICOLOGIA NAS EMERGÊNCIAS E DESASTRES. Todos os direitos Reservados

SBS Quadra 02, Bloco E, número 12, Sala 206 Sobreloja, Parte M8, Asa Sul - Brasília - DF - CEP: 70.070-120 - E-mail: abrapede.executiva@gmail.com