Associação Brasileira de Psicologia nas Emergências e Desastres - ABRAPEDE

Nenhum comentário 06/09/2013 às 23h49 - Atualizado em 06/09/2013 às 23h49

Câmara dos Deputados recebe ciclo de debates sobre defesa civil

Compartilhe:

Eventos serão realizados nos dias 23 e 24 de setembro, em Brasília

A Articulação Nacional para o Controle Social da Política de Proteção e Defesa Civil promove, nos dias 23 e 24 de setembro, no Plenário 3 da Câmara dos Deputados, em Brasília, um ciclo de debates sobre o tema. O objetivo da iniciativa, que conta com o apoio do Conselho Federal de Psicologia (CFP), é aproximar a sociedade do debate sobre a Política Pública de Proteção e Defesa Civil, que deve ser pautada, em suas proposições legais e ações governamentais, pelo controle social.

Os trabalhos têm início na segunda-feira, 23 de setembro, das 9h às 17h, com o Seminário Nacional sobre a Participação da Sociedade na Política de Proteção e Defesa Civil. O encontro contará com mesas de debates sobre o fortalecimento da participação social na Política de Proteção e Defesa Civil, formas de organização da sociedade na Proteção e Defesa Civil e uma plenária das entidades presentes para organização da participação na Proteção e Defesa Civil.

O Seminário pretende estabelecer acordos entre as representações da sociedade civil acerca da do exercício do controle social sobre a política pública de Defesa Civil visando ao posicionamento da sociedade sobre a legislação e as ações governamentais dirigidas tanto à prevenção quanto aos afetados por desastres sócio-ambientais e climáticos.

A abertura contará com a presença do presidente do CFP, Humberto Verona, da presidente da Associação Brasileira de Psicologia em Emergências e Desastres (Abrapede), Rosana Dorio, do presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), José Tadeu da Silva, do presidente da Cáritas Brasileira, Dom Flávio Giovenale, do representante do Movimento Nacional de Afetados por Desastres Socioambientais (Monades), Corcino Medeiros, e dos deputados Lincoln Portela e Glauber Braga.

Pré-conferência

Na terça-feira (24), as discussões serão marcadas pela Pré-conferência para a II Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil, que acontece às 10h, também na Câmara dos Deputados. O intuito é promover a produção de discussão sobre a transversalidade da política pública de proteção e defesa civil e aproximar a população do tema.

A expectativa é que os debates fomentem a discussão da II Conferência no tema emergências e desastres, especialmente no que diz respeito a má destinação de resíduos sólidos nas cidades brasileiras em desastres socioambientais.

O CFP estará representado no evento pela conselheira Federal, Ermínia Ciliberti. Também estão confirmadas as participações do secretário Nacional de Defesa Civil, Humberto Viana, do representante da Cáritas Brasileira, José Magalhães, e do presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), José Tadeu da Silva.

Programação

Confira o folder com a programação completa dos dois dias de debates.

 

Serviço:

INICIATIVA DA ARTICULAÇÃO NACIONAL PARA O CONTROLE SOCIAL DA POLÍTICA DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL

Brasília, 23 e 24 de setembro de 2013

LOCAL: Câmara dos Deputados, Anexo II, Plenário 03

Fonte: Conselho Federal de Psicologia

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Logotipo ABRAPEDE

Copyright © 2012 - 2020 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSICOLOGIA NAS EMERGÊNCIAS E DESASTRES. Todos os direitos Reservados

SBS Quadra 02, Bloco E, número 12, Sala 206 Sobreloja, Parte M8, Asa Sul - Brasília - DF - CEP: 70.070-120 - E-mail: abrapede.executiva@gmail.com