Associação Brasileira de Psicologia nas Emergências e Desastres - ABRAPEDE

Nenhum comentário 26/02/2013 às 18h05 - Atualizado em 26/02/2013 às 18h10

Coordenadoria conclui encontro de formação de diretores

Compartilhe:

Publicação: 20/02/2013 – 09:37

A 8ª Coordenadoria Regional de Educação de Santa Maria (CRE) realizou nesta terça-feira (18), durante todo o dia, o segundo dia do encontro de formação de diretores das escolas da rede estadual da área de abrangência. Um total de 108 gestores participou das atividades que foram sediadas no Salão Nobre da Escola Cilon Rosa. A coordenadora geral das CRES, professora Carmem Pereira, fez a abertura do evento no dia de hoje, juntamente com os coordenadores da 8ª CRE, professores Cesar de Souza e Celita da Silva.
Pela manhã, os diretores assistiram a uma palestra com a assessora do Ensino Médio do Departamento Pedagógico da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Vera Ferreira. Na ocasião, a assessora tratou de assuntos ligados a responsabilidade e função social da escola. “A escola tem uma autonomia relativa, pois, nem sempre pode fazer o que deseja. Desta forma, deve-se assumir responsabilidades e praticar o exercício de autoridade, a fim de, produzir a aprendizagem e o direito à educação”, disse.
À tarde o encontro foi coordenado pelo Setor Pedagógico que trabalhou questões relacionadas ao Ensino Fundamental, Médio Politécnico, Educação Inclusiva, Diversidade, Educação do Campo e Mediação de Conflitos. Na última parte do evento os gestores assistiram a uma palestra com os representantes da Cruz Vermelha e da Associação Brasileira de Psicologia nas Emergências e Desastres (ABRAPEDE), Ronimar Costa dos Santos, e as psicólogas, Melissa Couto e Fabiana Angelo. Os mesmos, falaram sobre o apoio sócio-psicológico prestado pela entidade e apresentaram uma cartilha explicativa sobre a atuação dos psicólogos nestes tipos de situações.

A cartilha pode ser encontrada nos links: http://www.cruzvermelhasm.org.br/cv/ e http://www.abrapede.org.br.

A programação de ontem, na parte da manhã, contou com a palestra do professor e Pró-Reitor de Ensino do Instituto Federal Farroupilha, Denírio Marques, que abordou o tema: “Desafios e Possibilidades da Gestão Escolar”. À tarde, os Setores Administrativo e Financeiro e de Recursos Humanos trataram assuntos como: legislação, autonomia financeira, licitações, prestação de contas, obras, patrimônio, merenda escolar, Plano de Necessidade de Obras, Programa de Gerenciamento de Recursos Humanos (PGRH), convocações, licenças, vida profissional do professor, a importância de uma equipe diretiva, aposentadoria, efetividade, ampliação e redução da carga horária, contratos emergenciais, entre outros.

Este foi o primeiro encontro de formação, do ano de 2013, com os diretores das escolas de abrangência da 8ª Região Escolar. Nos dias 25 e 26 de fevereiro acontecerão nas escolas as reuniões de planejamento escolar. O início do ano letivo para os alunos ocorrerá no dia 27 de fevereiro.

Fonte: Secretaria de Educação do RS

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Logotipo ABRAPEDE

Copyright © 2012 - 2024 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSICOLOGIA NAS EMERGÊNCIAS E DESASTRES. Todos os direitos Reservados

SBS Quadra 02, Bloco E, número 12, Sala 206 Sobreloja, Parte M8, Asa Sul - Brasília - DF - CEP: 70.070-120 - E-mail: abrapede.executiva@gmail.com