Associação Brasileira de Psicologia nas Emergências e Desastres - ABRAPEDE

Nenhum comentário 19/09/2013 às 21h14 - Atualizado em 22/09/2013 às 13h17

Municípios com maior risco de desastres terão cursos para agentes da defesa civil

Compartilhe:

Defesa Civil (PR)A ocorrência de desastres naturais aumentou 268% de 1991 a 2010 no Brasil, de acordo com o Atlas Brasileiro de Desastres Naturais. Para tentar minimizar o problema os Municípios com o maior risco de desastres terão cursos de capacitação para agentes da Defesa Civil. O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) capacitará, até 2014, cerca de nove mil agentes de defesa civil no Brasil. Os primeiros cursos devem ocorrer no Sul, Sudeste e Nordeste e irão progredir gradualmente para atender todas as regiões do país.

A fase piloto das aulas começará em outubro nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Em seguida, será replicada para os demais Estados. As primeiras turmas farão parte do módulo básico e receberão conteúdo inicial de Defesa Civil. Posteriormente, haverá um diagnóstico apontando quais as necessidades de formação dos Estados e Municípios, que dará início à fase de identificação de novos temas e módulos especializados de formação. A capacitação será feita com o apoio do Centro Regional para América Latina e Caribe do Programa.

O Centro Regional trará experiências internacionais já mapeadas para apoiar o desenvolvimento no contexto nacional. Além disso, ao final desse processo, o PNUD espera que as boas experiências identificadas possam ser compartilhadas com outros países que passam pelo mesmo problema.

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Logotipo ABRAPEDE

Copyright © 2012 - 2020 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSICOLOGIA NAS EMERGÊNCIAS E DESASTRES. Todos os direitos Reservados

SBS Quadra 02, Bloco E, número 12, Sala 206 Sobreloja, Parte M8, Asa Sul - Brasília - DF - CEP: 70.070-120 - E-mail: abrapede.executiva@gmail.com