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Nenhum comentário 07/02/2013 às 20h46 - Atualizado em 07/02/2013 às 20h46

Núcleo de Saúde Mental realizou 495 atendimentos em Santa Maria

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06/02/2013 – 18h07

Atendimentos ocorreram em família, por grupos, por telefone e em visitas domiciliares

O Núcleo de Atenção Psicossocial do Comitê de Crise, criado para dar acolhimento e assistência em saúde mental aos familiares e vítimas do incêndio ocorrido na Boate Kiss em Santa Maria, no último dia 27 de janeiro, realizou um total de 495 atendimentos entre os dias 31 de janeiro de 5 de fevereiro. Foram realizados atendimentos em família, por grupos, por telefone, visitas domiciliares, atendimentos individuais e encaminhamentos para internação.

O núcleo está organizado em sete equipes compostas por servidores municipais, estaduais e federais, juntamente com profissionais de saúde voluntários de vários municípios do Rio Grande do Sul, incluindo Santa Maria, e de outros estados do País.

Equipes de Atenção Psicossocial

– Equipe de Acolhimento 24 horas: formada por médicos, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais e outros profissionais da saúde, faz plantão disponível 24 horas no 2º andar do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Caminhos do Sol, localizado na rua Borges de Medeiros, 1.897.

– Equipe de Regulação de Saúde Mental: responsável por organizar o acesso ao acolhimento 24h em saúde mental e facilitar os fluxos da rede de atenção psicossocial de Santa Maria. Através do telefone de plantão, (55) 9167-4026, a equipe escuta a população e os trabalhadores de saúde, fornecendo orientações e marcando atendimentos na sede do plantão 24h e através de visitas domiciliares.

– Equipe de Apoio Psicossocial para ritos de despedida (velórios, sepultamentos, missas de 7º dia e outros): responsável por prestar suporte emocional aos enlutados durante esses momentos;

– Equipe de Apoio Psicossocial às UPAs e Samu: responsável por prestar apoio em saúde mental aos profissionais das UPAs e Samu, bem como aos familiares, amigos e outras pessoas que são atendidas nos serviços de urgência e emergência de Santa Maria.

– Equipe de Apoio Psicossocial aos hospitais: suporte às famílias com pacientes internados nos hospitais de Santa Maria.

– Equipe de Atenção Psicossocial às UBS: cria estratégias de compartilhamento do cuidado psicossocial, junto às equipes de saúde da família e Unidades Básicas de Saúde (UBS), para os sobreviventes e familiares das vítimas do incêndio.

– Equipe de Cuidado ao Cuidador: grupo que desenvolve ações de formação rápida para as abordagens em situação de crise e de acolhimento aos profissionais de saúde e outros profissionais envolvidos no atendimento às vítimas, familiares e amigos (bombeiros, policiais, Samu).

Fonte: Gaz

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