Associação Brasileira de Psicologia nas Emergências e Desastres - ABRAPEDE

Nenhum comentário 28/03/2013 às 10h43 - Atualizado em 28/03/2013 às 10h46

Pais de vítimas em busca de conforto

Compartilhe:

Almoço organizado pela Associação no domingo, 24, para promover o encontro de pais de vítimas

O presidente da Associação, Adherbal Ferreira, discursou aos pais que participaram do encontro (Gabriela Perufo/A Razão)
O presidente da Associação, Adherbal Ferreira, discursou aos pais que participaram do encontro (Gabriela Perufo/A Razão)

Em meio a abraços e conversas, os familiares de vítimas da tragédia, se reuniram no domingo, 24, para um almoço, organizado pela Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia em Santa Maria. O clima era de reconforto, mas impossível falar da tragédia sem que os pais se emocionassem ao lembrar dos filhos.

“Não tem como não sentir a dor – sempre vai fazer parte das nossas vidas”, falou Adherbal Ferreira, presidente da AVTSM em seu discurso. Ele prosseguiu com palavras de conforto aos familiares: “com uma gota de afeto a vida tem cura”. Segundo ele, os encontros das famílias servem para lembrar de seus filhos e uns ajudam aos outros. “Somos pais fragilizados, queremos carinho, afeto, um abraço. Nossos filhos foram heróis, mas todos vocês são heróis, por suportar tudo” incentivou o presidente.

Na ocasião ele lembrou do recado do Papa, quando disse que Santa Maria mostrou força e ternura. “Santa Maria está conosco, o país está conosco, o mundo inteiro está conosco” falou Adherbal, que lembrou que o papa foi voluntário em Buenos Aires, no incêndio na boate Cromañon.

Dom Hélio participou do encontro e iniciou a oração (Gabriela Perufo/A Razão)
Dom Hélio participou do encontro e iniciou a oração (Gabriela Perufo/A Razão)

O vice-presidente da Associação, Leo Carlos Becker, convidou aos pais que pudessem, acompanhassem as reuniões da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), semanalmente. “O parlamento é um local público, é importante que os pais compareçam as reuniões e acompanhem o caso”, ressaltou. Leo Becker ainda falou sobre o trabalho da Polícia Civil nas investigações. “Temos que agradecer a Polícia pela maneira que conduziu as investigações, de maneira correta”. A Associação vai encaminhar uma carta ao delegado, que foi lida na reunião por uma integrante, que diz “temos orgulho do nosso delegado”.

Em seguida, o advogado da AVTSM, Jonas Stecca esclareceu algumas dúvidas dos presentes em relação a entrega do inquérito e o procedimento na Justiça. Na manhã de hoje acontece uma coletiva de imprensa da Associação, para falar sobre os resultados do inquérito.

Sobre a criação de um Centro de Referência

Oração

O arcebispo de Santa Maria, Dom Hélio Adelelar Rubert estava presente no encontro e fez uma oração com os familiares. Na ocasião o bispo também conversou com as famílias, com palavras de conforto.

Homenagens

Faixa de homenagem feita por estudantes (Gabriela Perufo/A Razão)
Faixa de homenagem feita por estudantes (Gabriela Perufo/A Razão)

Adherbal Ferreira comentou que no dia das mães a Associação deve organizar uma homenagem para as mães, e lembrou que no dia 10 de abril a Banda dos Fuzileiros Navais vai fazer uma homenagem, na praça General Osório, em frente ao regimento Mallet. No próximo dia 27 será feita novamente a homenagem em que os sinos das igrejas vão tocar, os carros devem buzinar e as pessoas bater palma. Às 18h os familiares estarão na Praça Saldanha Marinho para a homenagem. “Esse grande desastre deve ser transformado em gestos de fé, de carinho, mostramos a nossa força para o mundo e não podemos permitir que caia no esquecimento” destacou Adherbal. Em seguida todos presentes fizeram um minuto de palmas, em memória dos 241 mortos. Representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFSM levaram uma faixa de dez metros, com mensagens escritas por universitários.

Giovanna Maira, uma cantora de Sorocaba, interior do estado de São Paulo que é deficiente visual, fez uma apresentação. Em seguida aconteceu a palestra com Rosana Dória, especialista em luto e tragédias.

Fonte: Arazão

 

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Logotipo ABRAPEDE

Copyright © 2012 - 2024 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSICOLOGIA NAS EMERGÊNCIAS E DESASTRES. Todos os direitos Reservados

SBS Quadra 02, Bloco E, número 12, Sala 206 Sobreloja, Parte M8, Asa Sul - Brasília - DF - CEP: 70.070-120 - E-mail: abrapede.executiva@gmail.com