Associação Brasileira de Psicologia nas Emergências e Desastres - ABRAPEDE

Um comentário 28/01/2013 às 13h31 - Atualizado em 31/01/2013 às 16h53

Relatório diário da diretoria da ABRAPEDE em Santa Maria 28/01/2013

Compartilhe:

A diretoria da ABRAPEDE chegou em Santo Maria ontem, por volta de 23:30 h, reunindo-se imediatamente com a Presidente do Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul e demais colegas do CRPRS.

Foi feita uma observação inicial do ginásio local onde estava sendo realizado o velório coletivo. Houve uma reunião do GT da Crise – Força Tarefa Psicossocial e, posteriormente, formou-se um grupo de diagnóstico e diretrizes composto por representantes de todas as Entidades e Grupos Representados (esferas municipais, estaduais e federal). Entre vários outras deliberações, decidiu-se estabelecer imediato plantão (24h) aos familiares em dois CAPS AD e a subsede do CRP como o local para reuniões do grupo e atendimento aos psicólogos/profissionais cuidadores que necessitem de orientações.

Hoje haverá duas reuniões, uma delas do mesmo GT no CRP. Além disso, será buscado contato com o Grupo de Gestão Geral da crise.

Foi percebido que os familiares estão muito impactados com a tragédia, mas contavam com um atendimento organizado. O cansaço estava bem evidente em todos e hoje haverá a avaliação em conjunto para novas diretrizes.

Comentários

Uma resposta para “Relatório diário da diretoria da ABRAPEDE em Santa Maria 28/01/2013”

  1. Luiz henrique de Sá disse:

    A dor e o desepero da perda são muito potentes e desejo que vcs. tenham força para auxiliar aos cidadãos sofridos dessa cidade.
    É necessário lembrar que as práticas de prevenção inexistem em nosso país e que sempre acabamos por remediar os efeitos catastróficos dessa lacuna tão próxima da praga da corrupção.
    Prevenção, nesses casos, deve ser compreendida como processo de cidadania,onde se garantam os direitos das populações que vão adquirindo a prática de reconhecer-se como sujeitos com todas as implicações decorrentes.
    Um abraço.
    Solidariamente. Luiz Henrique de Sá/Rede de Cuidados-RJ.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Logotipo ABRAPEDE

Copyright © 2012 - 2020 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSICOLOGIA NAS EMERGÊNCIAS E DESASTRES. Todos os direitos Reservados

SBS Quadra 02, Bloco E, número 12, Sala 206 Sobreloja, Parte M8, Asa Sul - Brasília - DF - CEP: 70.070-120 - E-mail: abrapede.executiva@gmail.com