Um comentário 31/01/2013 às 9h41 - Atualizado em 01/02/2013 às 13h55
Ontem pela parte da manhã Mariana (da diretoria da ABRAPEDE) acompanhou uma importante reunião do Centro de Hospitalidade (casa destinada ao acolhimento de familiares Porto Alegre), em que estavam presentes CRP07, Cruz Vermelha, representantes dos hospitais onde há pacientes vítimas de Santa Maria, Associação de Psiquiatria do RS, Associação Brasileira de Psiquiatria, Núcleo de Estudos e Pesquisa em Trauma e Estresse (NEPTE – PUCRS), um representante do projeto de ajuda humanitária da UnB, representantes do governo estadual e dois representantes do Ministério da Saúde.
Um dos objetivos da reunião foi o de contornar a ideia de que os serviços de psicologia dos hospitais não teriam condições e treinamento técnico para realizar o acompanhamento das famílias que ali se encontram e que por isso seria necessário realizar uma capacitação para esses serviços e/ou colocar pessoas treinadas nas instituições para este atendimento. Essa ideia foi contornada, ficando apenas a necessidade de suprir alguns hospitais no final de semana e à noite, período em que não há psicólogos na maioria da instituições. Os hospitais que julgarem melhor não disponibilizar seu profissional para o final de semana e à noite entrarão em contato com a SMS para que um voluntário seja designado.
Outro tópico da reunião foi a questão do cadastramento de voluntários, que em Porto Alegre segue tendo muitas fontes em paralelo. Decidiu-se que o cadastramento oficial de voluntários de todas as áreas (não somente de psicólogos) ficará a cargo do CRP07, como já estava sendo feito em Santa Maria. Decidiu-se por criar um GT do CRP07 e da Cruz vermelha. O CRP07 fará o cadastramento e a Cruz Vermelha fará a triagem desses no Centro de Hospitalidade para que todas as ações fiquem centralizadas lá.
Por último, foi acordado que seria criado um núcleo de capacitação continuada para os voluntários que irão permanecer no Centro. Ainda está acontecendo muitas capacitações em diversas instituições chamando voluntários para isso. Não se irá considerar essas capacitações como sendo oficiais e todos terão que passar pela capacitação proposta no Centro. Este núcleo ficou composto pela ABRAPEDE/CRP07, pelo NEPT, Cruz Vermelha, Sociedade de Psicologia e SMS. Ele está sendo acompanhado por um dos representantes do Ministério da Saúde.
Na sequência, foi agendada uma reunião do núcleo para a tarde e ficou acertado uma capacitação para hoje, às 14:00 para os primeiros 40 voluntários que irão compor o Centro. A capacitação será ministrada pela ABRAPEDE, pelo NEPT e por algumas psicólogas da SMS.
Copyright © 2012 - 2024 - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSICOLOGIA NAS EMERGÊNCIAS E DESASTRES. Todos os direitos Reservados
SBS Quadra 02, Bloco E, número 12, Sala 206 Sobreloja, Parte M8, Asa Sul - Brasília - DF - CEP: 70.070-120 - E-mail: abrapede.executiva@gmail.com
Bom dia,
Sou residente e atuante no Oeste de Santa Catarina e me disponibilizo a fazer o atendimento de três famílias que perderam filhos em Santa Maria, daqui dos municípios próximos. Para isto peço, se possível, que me enviem uma identificação formal (um crachá por ex.) da Associação e material das capacitações que estão sendo realizadas pelos voluntários ou sugestão de outros materiais.
Obrigada
Mauriane Françozi
CRP/12 06721